BLOG

PSICOLOGIA ANALÍTICA

imagem blog psic. analítica

Jung e o Arquétipo da Mãe

Jung - Arquétipo da Mãe

O arquétipo da mãe é um dos arquétipos mais fundamentais na teoria psicológica de Carl Jung. Ele representa a imagem da mãe primordial, ou seja, uma figura materna universal e arquetípica que é inerente à psique humana.

Jung acreditava que a imagem da mãe é uma das primeiras imagens que um bebê forma em sua mente. Essa imagem é, em grande parte, baseada nas experiências do bebê com sua própria mãe, mas também inclui elementos arquetípicos que vêm da cultura e da história humanas. O arquétipo da mãe é, portanto, uma combinação de experiência pessoal e coletiva.

Para Jung, o arquétipo da mãe representa a ideia da nutrição, proteção, conforto e cuidado, bem como a ideia de abrigo e segurança. Ele acredita que a figura materna é uma fonte de vida e um símbolo de fertilidade e criatividade. Por outro lado, o arquétipo da mãe também pode assumir aspectos negativos, como o controle excessivo, o ciúme, a possessividade e a tirania.

O arquétipo da mãe é tão importante na psicologia de Jung porque é um arquétipo fundamental para a psique humana. Ele representa uma das primeiras imagens que um bebê forma em sua mente, e essa imagem pode ser poderosa e duradoura. Além disso, a imagem da mãe está presente em muitos mitos e religiões em todo o mundo, o que sugere que é uma imagem universal e profundamente arraigada na psique humana.

Em resumo, o arquétipo da mãe é um símbolo poderoso e multifacetado que representa a ideia da nutrição, proteção, conforto e cuidado, bem como a ideia de abrigo e segurança. Ele é uma parte fundamental da psique humana e pode assumir tanto aspectos positivos quanto negativos.

Jung escreveu extensivamente sobre o arquétipo da mãe em vários de seus trabalhos. Alguns dos textos mais importantes de Jung que abordam o arquétipo da mãe incluem:

  1. “Os Complexos e o Inconsciente” (1934) – Neste livro, Jung discute o arquétipo da mãe em relação aos complexos que são formados em torno dessa imagem.
  2. “Arquétipos e o Inconsciente Coletivo” (1959) – Neste livro, Jung explora a natureza e a função dos arquétipos em geral, incluindo o arquétipo da mãe.
  3. “Psicologia do Inconsciente” (1912) – Este livro é um dos primeiros trabalhos de Jung e inclui discussões sobre o papel da mãe na formação da psique.
  4. “Símbolos da Transformação” (1912) – Neste livro, Jung explora os símbolos que representam a imagem da mãe, bem como os arquétipos que se relacionam com essa imagem.
  5. “Aion” (1951) – Neste livro, Jung discute o arquétipo da mãe em relação ao conceito de Mãe Divina, que é um símbolo comum em muitas culturas e religiões.

Esses são apenas alguns exemplos dos muitos trabalhos de Jung que abordam o arquétipo da mãe. Em geral, o arquétipo da mãe é um tema recorrente em grande parte da obra de Jung.

Instituto Esfera

Instituto Esfera

O Instituto Esfera é um Centro Educacional Multidisciplinar formado por um coletivo de docentes oriundos de diferentes áreas de formação, que compõe o corpo editorial deste blog e a coordenação executiva e pedagógica dos diversos cursos de formação e pós-graduação da instituição.

Compartilhe nas suas redes:

Conheça nosso Programa de Formação

02-botão Psicologia analítica sem escrito

Psicologia Analítica

Formação de Analistas para atuação no ofício clínico.

Cadastre-se em nosso Blog

Receba nossos conteúdos

jung-ferramentas

Algumas Ferramentas de Análise da Psicologia Analítica

A teoria junguiana oferece uma perspectiva única sobre a psique humana e suas complexidades.

jung-transferencia

Transferência

Nesta primeira comunicação versaremos sobre certos aspectos e decorrências que emergem a partir da dinâmica psicológica que o setting analítico propõe ao reunir analista e analisante frente as demandas do inconsciente deste último

jung-inconsciente

É relevante estudar Jung?

Sua obra altera profundamente a visão do ser humano a respeito de si mesmo e de suas possibilidades de produzir conhecimento.

Jung - Arquétipos

Os Arquétipos Junguianos

Os arquétipos junguianos são padrões universais de comportamento, símbolos e imagens que residem no inconsciente coletivo da humanidade.

Jung - Arquétipo do pai

Jung e o Arquétipo do Pai

O pai é muitas vezes considerado a figura que impõe as regras e os limites, ajudando a criança a desenvolver um senso de identidade, autocontrole e responsabilidade…