WORKSHOP
Psicanálise
Quais os passos para começar na carreira psicanalítica? Nessa série o prof. Luís Henrique Novaes trata em detalhes desse processo. Acompanhe conosco!

Aula 1
O 1º Pilar da Formação Psicanalítica
Nesta primeira vídeo-aula do Workshop de Psicanálise, são apresentados aspectos essenciais do ofício psicanalítico e o 1º Pilar da Formação, explicitando as etapas que o compõe e a dinâmica pela qual ocorre.
Excelente aula professor, gratidão pela explicação tão clara para quem quer se tornar um psicanalista. Pois neste início temos muitas dúvidas ainda.
Gratidão. Já quero assistir as próximas aulas.
Excelente aula professor, gratidão pela explicação tão clara para quem quer se tornar um psicanalista. Pois neste início temos muitas dúvidas ainda.
Gratidão.
Eu concluir o curso de: A introdução a psicanálise. Amei conhecer mais profundamente a jornada do pai da psicanálise.
Muito bom o conteúdo. Obrigado pela partilha e o material ofertado.
Muito boa aula.
Eu fiz um formação básica em Psicanálise. Fiz pelo Corpo Freudiano em Fortaleza. Foram sete módulos. Um para cada semestre. Mas eu pretendo ampliar mais ainda e sempre minha formação. Achei essa iniciativa de vocês muito boa. E admiro muito o fato de não haver exigência de ser psicólogo ou médico para atuar como psicanalista. Penso que isso é um verdadeiro avanço. Eu mesma sou formada em Letras e vejo o quanto a Linguística e a Literatura são potentes ferramentas para a Psicanálise.
só um detalhe, estou fazendo psicanálise na uninter… e lá é um curso de bacharelado em psicanálise, por tanto há um reconhecimento do MEC, a menos que estejam dizendo outra verdade a mim… tenho aulas sobre do desenvolvimento humano, filosofia, farmacologia, etc e a propria aula de psicanálise. Esse aqui está sendo de enorme valia, porém, um complementando o outro, Estou no início do conhecimento,
Esclarecedor muito bom conteúdo quantas horas deve ter o certificado para exercer o cargo de Psicanalista?
Muito interessante as aulas da plataforma, estou cursando o segundo ano de psicologia e tive a matéria de psicanálise I, mas achei muito superficial e por isso procurei aulas sobre.
Retomei meu interesse pela área recentemente já tive vontade de cursar psicologia porém me formei em pedagogia na faculdade, agora vi uma ótima oportunidade de adquirir mais conhecimentos do meu eu e poder ajudar o outro através da psicanálise.
Um percurso delicado, que requer dedicação e postura ética!
Ainda estou estudando os módulos pous cuido da minha mãe que tem Alzheimer e assisti agora a vídeo aula , me interessei nas ainda.
Enviei hoje uma resposta do e mail que recebi e quero muito que vocês né enviem as 2 outras videos aulas, que quero ver conforme o valor do curso queri começar a fazer, pois sempre foi meu sonho.
Quero também saber qual o tempo de duração do curso.
Aguardo retorno.
Muito Obrigada.
Paz e Bem
Olá Silmara, que bom que está interessada! AS aulas deste Workshop serão encaminhadas nos seu e-mail ainda essa semana… Quanto ao curso completo de Formação Psicanalítica pode acessar as informações por este link: https://www.institutoesfera.org/curso-psicanalise-ead-lp/. Ou contactar diretamente nossa equipe por WhatsApp (11)5039-5051
Assisti hoje a primeira aula, porém, posso afirma que esta introdução fortaleceu ainda mais a vontade de estudar cada vez mais o tema.
Como o psicanalista, por meio da compreensão profunda do inconsciente, pode facilitar o autoconhecimento e a resolução de conflitos internos em seus analisandos, promovendo uma transformação duradoura na vida deles?
Assistir essa aula, me fez refletir que quem procura estudar a psicanálise, antes de qualquer coisa, busca se analisar, entender suas próprias questões, para depois entender o outro, é potencializar seus pensamentos e conhecimentos. Corrigiria que “O piano não cai na nossa cabeça”, acho que ele está na nossa mente e a psicanálise nos ensina a tocá-lo.
Além do tema interessante a explicação foi clara e objetiva, esperando ansiosamente pela aula 2.
Eu achei muito interessante, e está questão de ser acessível. Foi muito bom para mim desejo seguir adiante
A linguagem é complexa para mim, em textos que li e ouço. Até mesmo o curso gratuito introdutório em Psicanálise oferecido por essa instituição. Talvez falte uma linguagem
acessível ou uma formação linguística .
Ótimo conteúdo, e muito esclarecedor sobre a formação do psicanalista.
Sempre gostei de ouvir as pessoas e querer ajudar, agora tendo uma formação em psicanálise, vai ser melhor ainda. Quero aprofundar cada vez mais nesse estudo.
Sempre gostei de ouvir as pessoas e querer ajudar, agora tendo uma formação em psicanálise, vai ser melhor ainda.
Adorei, desejo me aprofundar cada vez mais apaixonada!!!!!!
Muito interessante o curso de psicanálise, importantíssimo teoricamente e também na clínica é de extrema importância para todos que querem ser psicanalista principalmente com um instituto muito bom é esclarecedor, como ser psicanalista.
Fascinado pela psicanalise. Não conhecia muito. Comecei a estudar e vou aprofundar.
Todo um universo se descortina quando nos debruçamos nas questões do subconsciente é sempre um convite sensível de encontro conosco.É surpreendente como é atual embora centenária.
Estou gostando muito de conhecer a Psicanálise.
A forma como o Luiz apresenta a teoria é seu percurso demonstra como ele foi impactado pela Psicanálise e em mim gera um desejo enorme de aprofundar no tema.
A psicanálise e a potencialidade de desconstrução do tecido social e individual, das pseudos verdades, tão bem formatadas pelo campos doxológico e axiológico do nosso senso comum. Fantástico, podemos descortinar vertentes filosóficas, antropológicas e individuais, com rigores epistêmicos, incomuns na nossa forma de ler o mundo e as pessoas. Obrigado
Dentre toda sutileza do pensamento a psicanálise certamente fere a porta maciça do inconsciente, permitindo que pela brecha gerada o néctar seja liberado escorrendo em nítida coloração.
Excelente conteúdo, obrigada!
Muito enriquecedor suas informações; estou animado especialmente sobre conhecer a si próprio de forma evolutiva para à partir desse ponto ajudar outras pessoas… obrigado
Parabenizo Dr.Luís Henrique Novaes e equipe pela persistência e competência nos estudos, prática e divulgação do curso em psicanálise.
Acredito que deva ter sido muito difícil da introdução desta formação no Brasil, considerando a dificuldade que o próprio Freud teve do reconhecimento na Europa.
Da mesma forma, como profissional da área da saúde, Terapeuta Ocupacional há 38 anos, acredito que muito irá significar na minha formação o aprofundamento da psicanálise, como também, quando possível, ajudar o outro.
Importante esse movimento de autoconhecimento e de propor mais visibilidade a cursos de psicanálise. Ainda mais agora não sendo obrigatório ser médico para poder atuar neste campo de conhecimentos.
Ótimo vídeo, muito satisfatório. Sou estudante de Psicologia e o contato que tive com a psicanálise em um semestre mudou o andamento da minha vida.
Excelente vídeo esclarecedor do primeiro pilar para se tornar um psicanalista.
Sou iniciante nessa área e os vídeos do Prof. Callil me incentivam cada vez mais a buscar conhecimentos para uma auto-análise e transformações pessoais.
Parabéns, professor Luís, por dar o merecido valor àquele que trouxe à luz os mistérios do aparelho psíquico. É preciso conhecer a si e entender o outro para transformar vidas e relações.
A preparação teórica realmente foi facilitada pela disponibilidade dos textos; alias, agradeço o link dos textos de Freud que nos enviaram. Fiquei muito surpreendido com o material disponível.
As exposições do Dr. Luís são claras e tocam nos aspectos essenciais do assunto. Particularmente nesta primeira aula, apreciei o relato dele sobre os seus primeiros anos de estudo: as dificuldades em São Paulo, a dedicação, o que o levou à Psicanálise e à análise pessoal.
Diversos pontos do vídeo me remeteram a transferência entre analisado e analisando, e a autoanalise é essencial pra que isso seja considerado e utilizado da melhor forma para benefício do tratamento. Estou ansiosa para o segundo vídeo.
Interessante pensar na relevância de consideramos cada um daqueles que não deixou as teorias de Freud morrerem com ele, mesmo aqueles que divergiram de suas ideias em alguns aspectos.
Excelente explicação, gostei muito da dica do livro.
Estou com muitas dúvidas, sempre pensei em fazer psicologia e acabei me formando em direito por diversas razões. Hoje, aos 50 anos conheci a psicanálise, faço análise e estou muito motivada a fazer o curso de formação psicanalítica. Em minha cidade há cursos presenciais, mas gostei muito do conteúdo programático e organização de vosso curso. Me interessei pela introdução para ter mais elementos e conhecer melhor.
É possível começar a clinicar enquanto a formação é feita?
Que bacana, muito bom esse contato com a psicanálise.
Me chamo Sandra Pereira (João Pessoa-PB). Faço minhas tais palavras, entendo que os preciosos esclarecimentos no sentido da desmistificacão da atividade profissional da psicanálise foram oportunos e informativos. Minha história é bem semelhante a aquela descrita pelo expositor Maurício que nos fora apresentado no vídeo. Parabéns!
Desperto curiosidade para esse conhecimento. Entendo que Psicanálise é uma formação que implica transformações pessoais. O auto conhecimento é um começo para muitas aprendizagens. Não sei se é possível pedir recomendações de inicio de leituras. Agradeço essa oportunidade.
A aula foi bastante enriquecedora, trouxe esclarecimentos sobre algumas questões acerca do ofício e da formação. Realmente, a necessidade de profissionais nesta área tem aumentado nos últimos anos. Acredito que a tendência é crescer, considerando o aumento do número de casos de distúrbios mentais e emocionais. Grata à equipe pelas informações.
Muito interessante. Importante o autoconhecimento antes de ouvir e ajudar o outro.
Interessante o acesso ao autoconhecimento pela via da psicanálise, independentemente da formação que se tenha.
O processo do tripé na formação do psicanalista, incluindo a análise pessoal, o estudo teórico intensivo e a supervisão clínica, não apenas capacita o estudante a tratar outros, mas influencia a maneira como ele compreende a si mesmo, sua própria psique e sua própria jornada pessoal de autodescoberta ao longo do caminho da formação psicanalítica. O processo é incrivelmente lindo! Amando acompanhar o workshop.
Olá!
Gostei muito desta primeira videoaula do “Workshop” e do curso “Introdução á Psicanálise”. Realmente, só mesmo este sistema Capitalista para decretar a “morte de Freud”. Além da sua contribuição para a compreensão da mente humana, ele, com o seu método psicanalítico, revolucionou os paradigmas científicos, especialmente, no campo das Ciências Humanas.
Abraços, Cynthia.
Uma das questões mais importantes na minha percepção é a democratização de acesso ao conteúdo e ao ofício. Entendo a importância do estudo sistematizado e valorizo a necessidade do mesmo, porém temos no momento uma conexão mais próxima de cursos como este.
Gostei do conteúdo abordando os aspectos da formação teórica dos psicanalistas em meio ao tripé psicanalítico. A importância para si e para o outro.
Contudo a questão é: Qual a sua opinião quanto as teorias psicanalíticas quanto a evolução, ou seja, se ainda há espaço para novas abordagens clinicas e teóricas ou se as existentes são consideradas imutáveis absolutas?
Boa tarde, tudo bem?
iniciando o worshop , muito bom sempre quando temos a oportunidade de aprender um pouquinho sobre a profissão de ser psicanalista , e hoje , mais do que nunca estamos precisando ser ouvidos e também aprendermos a nos enxergar e a nos ver diante dos nossos conflitos internos .
Boa tarde, tudo bem? Assistindo as aulas tenho certeza que iremos tirar algumas dúvidas , e estudar um pouquinho sobre o ser humano é muito prazeroso, pois ao longo de nossas vidas vamos percebendo o quanto isso é muito importante para nosso auto conhecimento.
Estou aprendendo muito com este curso, sempre tive curiosidade em diferenciar: ID, ego, superego. Acabo por confundir o papel de cada um em nossa mente.
Em um mundo cada vez mais dinâmico que contribui e potencializa nossas angústias, vejo na psicanálise um método eficiente no processo de reestruturação do equilíbrio psicodinâmico, capaz de auxiliar e melhor capacitar o indivíduo à enfrentar seus desafios.
Muito interessante, ainda mais apaixonado pelo assunto, e a ideia de poder ajudar através da psicanálise ao meu próximo
Excelente aula e excelentes professores!
Estou adorando o curso 🙂 ansiosa pelas próximas aulas
Parabéns, ao Instituto Esfera ao Dr. Luiz Henrique, por essa excelente aula, o 1 Pilar da formação pisicanalitica. Entretanto, eu, particular mente estou me beneficiando muito com o conhecimento pisicanalitico e pretendo fazer pisicanalise clínica também com vocês. Muito obrigado Callil pela oportunidade.
Parabéns, ao Instituto Esfera, ao Dr. Luiz Henrique, por essa excelente aula, o 1 pilar da formação psicanalítica. Entretanto, eu, particularmente, estou me beneficiando muito com o conhecimento psicanalítico e pretendo fazer psicanálise clinica também com vocês. Obrigado Callil, pela oportunidade.
Professor Dr. Luís Henrique, é prazer assistir e ouvi-lo.
Estou aprendendo muito. Até a próxima aula.
Sou Pastor, Escritor e Acadêmico.
Sim, é necessário nos conhecer primeiro, para ajudar os outros.
Excelente, gosto por demais de assistir e houvi o Professor Dr. Luís Henrique.
A apresentação é ótima. Estou terminado Introdução A Psicanálise, e aumentou em mim anseio de fazer o Curso de Psicanálise.
Na abordagem da clinica em psicanalise um elemento essencial que o psicanalista deve prestar bastante atencao com o paciente ê o Rapport, uma acolhida necessaria para a pessoa que chega fragilizada.
Atenção é essencial na psicanálise
Excelente curso. Uma temática que deve abranger a área educacional também, devido algumas mudanças de comportamento tanto de profissionais quanto de estudantes.
A Psicanálise me fascina. O professor é muito bom. Acredito que a Psicanálise veio tanto pro auto conhecimento como pra orientar outros a conviver com conflitos, dores, traumas e angustias. O processo é lento, mas muito enriquecedor.
Como foi importante esse primeiro momento de conhecimento sobre psicanálise e suas vertentes.
Olá. Esse conhecimento sobre psicanálise, se tornar um psicanalista me abriu bastante a mente o sentido da prática. Acho importante o auto análise pessoal, até precisamos nos conhecer para tentar trabalhar e conhecer o outro.
O psicanalista precisa ter conhecimento externo mas, acima de tudo precisa ter um autoconhecimento aprimorado para alcançar o sucesso. Como ajudar o outro a se conhecer, se não conhecer nem a si próprio?!
Absolutamente fascinante. Me preparando financeira e mentalmente para ingressar profissionalmente nesse multiverso.
Boa noite!
Muito bem explicada e esclarecedora sua aula do conteúdo e cada vez mais desperta a vontade em mim de adquirir mais conhecimento da psicanálise.
Muito grato!
Gostoso escutar o professor explanando sobre a Psicanálise. Também foi bom ouvir sobre como iniciou seus estudos.
Ótima introdução ao processo de descoberta e conhecimento da Psicanálise. Legal assistir os depoimentos apresentados, e ter cada vez mais clareza e compreensão do quão grandioso e enriquecedor é adentrar no universo da Psicanálise.
Excelente Apresentação, que alimentou meu desejo de autoconhecimento.
Estou me preparando para ser um “Educador Social” e toda esta via apresentada me aguça
a vontade ter a psicanálise como instrumento.
Assistir essa primeira aula me despertou ainda mais a vontade de estudar psicanálise e adentrar nesse universo. Gratidão!
Excelente conteúdo. Deixa um sabor de quero mais.
Ficou bem claro a importância do conhecimento teórico.
Essa primeira aula trouxe bastante esclarecimento sobre a formação necessária,tanto antes quanto depois do curso e também do conhecimento teórico na importância de clinicar.
Parabéns 👏👏
Estou apaixonada pelo trabalho apresentado por vocês! Fui me apaixonando pela psicanálise conforme via os vídeos no curso de introdução à psicanálise que vocês fizeram. Espero poder estudar e me aprofundar mais a respeito.
para se tornar psicanalista precisa ter preparo , crescimento pessoal como pessoa , a leitura sempre ajuda na formação e procurar um bom curso .
Muito bom saber que não precisa mais de formação em medicina ou psicologia para fazer atendimento psicanalista. Claro que ter conhecimento na área e preparo é de suma importância.
Bastante esclarecedora a fala. Imaginava ser assim mesmo as naturais exigências para a capacitação em Psicanálise, e conforme transpareceu a fala do professor é bem mais , porém fascinante. Quem ama o conhecimento quanto ao outro , creio, já parte de si mesmo. Sendo assim o maior investimento em tamanha aventura de libertar-se para contribuir com a libertações” é investir-se. Obrigada, Professor !