Siga estes simples passos:

Obrigado por se inscrever!

Resta apenas mais um passo para acessar o Curso de Psicanálise.

1

Verifique seu e-mail

Confira em seu Caixa de Entrada o e-mail que acabamos de lhe enviar

Programa

Psicanálise

Online

As Atuações do Psicanalista e o Mercado

por Prof. Psicanalista Luís Henrique Novaes

Alguns anos atrás vivemos a multiplicação das academias de ginástica, que antes eram bem pontuais, hoje estão em todas as esquinas e sempre lotadas nos horários de pico. O mesmo fenômeno está agora ocorrendo com as clínicas psicanalíticas e de outras terapias. Este movimento não é por acaso, é porque há demanda engendrada na sociedade.

O processo para se tornar um psicanalista envolve muita dedicação, estudo, análise pessoal e atendimento supervisionado, ou seja, não é apenas um passe de mágica, envolve uma imersão no campo psicanalítico.

Uma vez psicanalista, após toda essa dedicação, onde posso atuar e como o mercado vai me receber?

A questão acima ronda a mente de muitos e discorrer sobre ela é um exercício interessante que buscarei construir de forma simples e clara neste texto.

O psicanalista pode atuar em variadas frentes, algumas mais frequentes e outras nem tanto, mas ainda assim são possibilidades reais de atuação, sendo elas:

Atuação na Clínica Psicanalítica (Presencial)

Esta talvez seja a mais comum, onde o psicanalista trabalha com atendimentos clínicos. Os atendimentos podem ocorrer em um consultório compartilhado ou sala particular.

Alguns analistas se associam a outros terapeutas em decorrência da vantagem na redução da carga do aluguel, salário da secretária, custos com divulgação e outras despesas que passam a ser rateadas entre os sócios, já que na maioria das vezes utilizam apenas uma sala para os atendimentos. Outros optam por atender em casa, disponibilizando um cômodo para sua clínica e economizar com alugueis.

Esta modalidade em si já possui uma grande variação de modelos de trabalho, alguns possuem secretária para gestão dos analisandos, outros trabalham com agendamentos via whatsapp ou e-mail, enfim, apesar das variações, a atuação em si é com a clínica psicanalítica.

É importante citar que alguns institutos de formação oferecem a seus alunos a possibilidade de atendimento clínico em suas dependências, pois nestes institutos, além do curso de formação psicanalítica também se opera a clínica, com um certo reconhecimento acumulado pelo atendimento psicanalítico e sempre recebendo novos analisandos.

Atuação com Atendimento Psicanalítico Online

Esta é a atuação que mais cresce atualmente. Com o avanço da tecnologia a presença física pode ser facilmente substituída pela presença digital. O psicanalista realiza o atendimento de seus analisandos online, por meio de vídeo conferência, com o uso de ferramentas como Skype, Google Hangouts, entre outros programas.  

Alguns psicanalistas que possuem uma visão mais conservadora da clínica se comportam como críticos ferrenhos do atendimento online, mas mesmo com as críticas, uma grande parcela de psicanalistas está partindo para este tipo de atendimento.

Com ela o psicanalista não precisa de um consultório, apenas de um computador e uma boa internet. Para os analisandos, esta opção pode representar certo conforto ao evitar o deslocamento, ao mesmo tempo que o fenômeno da digitalização parece inevitável e absorvido pela sociedade de forma cada vez mais intensa.

Atuação Corporativa

Alguns psicanalistas podem partir para atuação corporativa, compondo equipes de projetos de intervenção, análise de riscos, recursos humanos, entre outras. Neste campo também há uma infinidade de possibilidade, sem contar as situações onde o psicanalista possui formação em outra área e utiliza a psicanálise como atributos complementares na realização de seu serviço. Um exemplo são advogados, mediadores de conflitos, administradores de empresas, etc.

Atuação na Docência

Muitos psicanalistas se identificam tanto com os autores e teorias do campo psicanalítico que acabam, movidos pelo desejo de compartilhar este conhecimento, partindo para atuação como professores de psicanálise, seja em cursos universitários, de especialização ou formação.

Assim como são crescentes as buscas por análise pessoal e curso de formação em psicanálise, também existem cada vez mais instituições de formação psicanalítica, recrutando psicanalistas formados para atuação na docência.

Atuação nas Artes

As capacidades interpretativas e de análise do mundo humano proporcionada pela formação psicanalítica se relacionam intimamente com o campo das artes, neste sentido, muitos psicanalistas atuam também como comentaristas e críticos de arte, escrevendo para jornais, revistas e sites.

É importante lembrar que muitos artistas buscam na psicanálise uma possibilidade de incremento na produção de suas obras e desde o tempo de Freud, pintores, dramaturgos, cineastas e escritores, como Salvador Dali, Picasso, Luís Buñuel, entre outros, tinham o pai da psicanálise como uma espécie de guru.

Além das possibilidades de atuação acima mencionadas, com certeza, existem outras, como por exemplo na análise de sistemas complexos que envolvem a mente humana, definição de perfil, investigação, entrevistador para composição de equipes e uma infinidade de atuações, mais comuns em alguns países e menos comuns em outros.

Com relação ao mercado, nunca esteve tão intensa a procura pelo psicanalista. Até poucos anos atrás, a preocupação com a mente, só tocava as pessoas após a vivência de alguma situação muito desagradável, mas na atualidade a situação mudou.

Da mesma maneira como houve o “Boom” das academias e todos os movimentos “fitness”, onde as pessoas passaram a buscar uma alimentação mais saudável, o cuidado com o corpo e todo este processo atrelado a saúde física, agora, cada vez mais, tem-se buscado a saúde mental, não só como complementar a saúde física, mas como determinante para o bem-estar físico.

Hoje sabe-se que o estado mental das pessoas impacta diretamente no desempenho do trabalho, nas relações com outras pessoas, na motivação para se exercitar, se alimentar melhor, entre outras coisas. Por este motivo o mercado para o psicanalista nunca esteve tão receptivo e cheio de possibilidades de atuação.