Contato Improvisação

Dia e horário: quartas das 20h às 21h30 

Valor: R$ 160

(16) 99708-4339

sobre a atividade

Aulas de dança contemporânea com foco na investigação/experimentação de técnicas corporais diversas com o propósito de se criar um pensamento sobre o que é o corpo e como ele se manifesta. Proporcionar aos participantes um aprofundamento da relação com seu próprio corpo, sem necessidade de resultados para espetáculos e apresentações. A dança contemporânea rompe com as molduras clássicas. Não tem técnicas específicas nem um "corpo ideal". Inova nas temáticas e na relação com os espaços e outras artes. A dança contemporânea surge nos anos 60 nos EUA. Nasce no seguimento da dança moderna, na medida em que pretende também romper com os moldes rígidos da dança clássica. Não há mecanismos definidos, há antes processos e formas de criação. Parte-se de métodos "desenvolvidos por bailarinos, como improvisação cênica, contato-improvisação" para uma construção personalizada da criação.

 

O Contato Improvisação é uma técnica de improvisação que prioriza a dança a dois, ou mais pessoas e que se utiliza da escuta entre os corpos de forma democrática. Para o desenvolvimento dessa escuta, utiliza-se de diversos exercícios sinestésicos (relativos aos sentidos do corpo) de conscientização anatômica e fisiológica dos ossos, órgãos, fluidos, tecidos, sistemas… e diversos exercícios cinestésicos (relativos a percepção do movimento e peso) de conscientização da inércia, momentum, velocidade, aceleração, pausa, transferência de peso, carregamentos. A partir desse alongamento das percepções corporais, trabalha-se o diálogo entre os corpos e estes com o espaço, desenvolvendo um entendimento apurado sobre deslizes, rolamentos, amortecimentos, quedas, impactos, voos e em geral um aumento do repertório técnico do corpo para o diálogo com outros corpos.

A Técnica Klauss Vianna faz parte da Escola Vianna, uma escola de pensamento sobre o corpo, que tem como base o trabalho de pesquisa desenvolvido por Angel e Klauss Vianna há mais de 50 anos e, de diferentes formas, tem continuidade no trabalho de um grande número de pesquisadores.

A pesquisa dos Vianna ficou conhecida como um trabalho de consciência corporal, e hoje pode ser entendida como arte do corpo e educação somática.

Na sua prática, o movimento é trabalhado com base no conceito de soma, que reconhece a unidade corpo-mente e se apoia nas relações em rede que estão presentes no funcionamento do corpo, entre seus diversos sistemas e do corpo com o

ambiente.

A atenção e a escuta são desenvolvidas na construção de um movimento consciente, sem ignorar a conexão entre os conteúdos conscientes e inconscientes na produção de movimento e comunicação. (Prfa. Dra. Jussara Miller)


[Não é necessária experiência anterior; Faixa etária acima de 16 anos.]

PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO DAS CAPACIDADES E HABILIDADES HUMANAS

 moderador da atividade

Antônio C. Versolato

Antônio Carlos Versolato - bailarino, coreógrafo e pesquisador em dança. Iniciou sua formação em 1982 na cidade de São Bernardo do Campo-SP. Seu contato com a Dança Contemporânea aconteceu ao ingressar no Grupo de Teatro Mambembe ABCD.

Desde então, vem investigando o Corpo e suas várias inserções no Mundo Contemporâneo, com a orientação de vários profissionais do Corpo e da Dança 

 

CONTATO:

Versolato - (16) 99708-4339

antonioversolato@gmail.com​

INSTITUTO ESFERA

Rua Amador Bueno, 1300. Centro, Ribeirão Preto-SP

contato@institutoesfera.com(16) 98146-0791 | 98121-2145 | 99782-2546

Tel.: (16) 3635-0353